Correção do Teste

Posted: 29 de Outubro de 2012 in Avaliação

Correção do Teste de avaliação sumativa de 23 de outubro de 2012

1.1 – O rei de Leão e Castela Afonso VI pediu auxílio militar aos cavaleiros francos Raimundo e Henrique para o ajudarem na luta contra os muçulmanos na reconquista cristã da península Ibérica.

1.2 – O rei Afonso VI recompensou o auxílio dado por esses dois cavaleiros dando a D. Raimundo a sua filha Urraca em casamento e o condado da Galiza e a D. Henrique a sua filha Teresa e o condado Portucalense.

1.3 – A batalha de S. Mamede foi importante no processo de formação de Portugal porque foi a partir dessa batalha que Afonso Henriques assumiu o comando do condado Portucalense

1.4 .1128-D; 1139–B; 1143–G; 1147–A; 1179-E; 1249-F; 1297-C.

2.1 – A população entre o século XI e o século XIV aumentou mais de 30 milhões de habitantes.

2.2 – As causas desse aumento foram o clima de paz devido ao fim dos ataques e invasões, melhorias climáticas e aumento da produtividade agrícola (graças a novos instrumentos e técnicas agrícolas), que se traduziu na melhoria da alimentação (em quantidade e qualidade) e no aumento da natalidade e diminuição da mortalidade.

2.3 – As vantagens do sistema de afolhamento trienal é são a diminuição da área de terra que fica em pousio (por cultivar) e consequente da produção.

2.4 – Outros dois progressos técnicos na agricultura são a divulgação da charrua (em ferro) com aiveca móvel e da grade e um novo método de atrelagem, usando a coelheira, e a atrelagem em fila, que permitia aos animais puxar cargas maiores.

2.5 – Dois dos progressos nos transportes marítimos foram a vela latina e o leme na popa.

2.6

a)     Avaliavam a equivalência entre as várias moedas Cambistas

b)     Recebiam depósitos e faziam empréstimos. Banqueiros

c)     Forma de pagamento que evitava a necessidade de transportar dinheiro Letra de câmbio

d)    Associação de mercadores criada por D. Dinis em 1293. Bolsa de mercadores

e)    Mercadores ambulantes que se deslocavam de terra em terra. Almocreves

f)     Documento que estabelecia as regalias e as obrigações dos feirantes. Carta de feira

Imagem A: Românico       Imagem B: Gótico

3.2 – A imagem A representa o estilo românico pelo uso de arcos de volta perfeita ou semicirculares. As paredes são espessas, com poucas e pequenas aberturas de luz, e tem ameias. A imagem B representa o estilo gótico pelo  uso de arcos em ogiva ou quebrados e têm mais aberturas de luz.

3.3 – A – Pináculos; B – Rosácea; C – Arcobotantes; D – Vitrais

4.1 – Entre 1300 e 1400 a da população europeia diminui muito devido a uma série de maus anos agrícolas, que originou períodos de fome, a epidemias mortais, como a Peste Negra, que em alguns países matou um terço da população, e devido a conflitos entre reinos, como a Guerra dos Cem Anos.

4.2 – Sim, no ano de 1383, o reino português ficou dividido pela questão dinástica porque após a morte de D. Fernando sem um herdeiro masculino, foi aclamada como rainha a sua filha D. Beatriz, que estava casada com o rei de Castela. Este facto provocou o descontentamento do povo, da burguesia e membros da pequena nobreza, que apoiaram outro sucessor ao trono, D. João, mestre de Avis, meio-irmão do falecido D. Fernando.

4.3 – A batalha de Aljubarrota foi importante porque a vitória de Portugal confirmou a sua independência, deu origem a uma nova dinastia – a dinastia de Avis – e significou a chegada ao poder de uma nova classe dirigente, que conduziu o país para um o seu período áureo: as grandes navegações e descobertas do século XV.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s